Igreja em saída: Dom Francisco participa de festa de Natal na Casa de Custódia de Piraquara

dom francisco 2O Bispo auxiliar de Curitiba e referencial da Comissão da Dimensão Social, Dom Francisco Cota, participou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, das comemorações de Natal na Casa de Custódia de Piraquara (CCP), região metropolitana de Curitiba. A festa de Natal foi promovida pelo Conselho da Comunidade de Curitiba, um órgão da Execução Penal composto por integrantes da sociedade civil que vistoria as unidades prisionais e luta pelos direitos humanos.

Em sua visita, Dom Francisco representou a Pastoral Carcerária, instituição que desde 1986 atua no sistema penitenciário nacional. Para o bispo, o encontro foi fundamental para lembrar aos presos que eles não estão sozinhos. “As pastorais estão envolvidas para lembrar a comunidade do sentimento de união. A Igreja está em todos os lugares, até mesmo na prisão. É um momento de perdão, de repensar as atitudes, de tentar encontrar o amor dentro do coração”, afirmou.

A celebração também é um momento de estar ao lado das populações vulneráveis. “Nós temos a função de levar a oração, de participar da execução penal. O Papa Francisco reforça a todo momento a atenção aos pobres, aos presos. Isso nos lembra também que Jesus morreu como condenado e que ele precisa renascer nos corações em época de Natal”.dom francisco

A Casa de Custódia de Piraquara (CCP) recebeu a oitava festa de Natal do Conselho da Comunidade de Curitiba. Já foram contempladas a Penitenciária Central do Estado (PCE), a Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) e a Colônia Penal Agroindustrial (CPAI). As comemorações contemplam presos e funcionários e contam com mensagens das pastorais católica e evangélica, show de uma dupla sertaneja e entrega de um lanche com bolo, refrigerante e um salgado.

Fonte: Conselho da Comunidade de Curitiba