Paróquia

A comunidade Senhor Bom Jesus localiza-se no bairro São Gabriel que em seu início era conhecido como Ressaca, teve início com a construção de uma igreja em 1900. Dona Leopoldina de Camargo doou o terreno e posteriormente a esta doação de terra, houve outras, tornando-se o que é hoje.

banner01

A comissão de frente à construção foi Dr. Francisco de Camargo e seu irmão Severo de Camargo. E em 1901 foi concluída a obra. Dr. Francisco, católico, praticante, mandou vir da Europa as imagens do Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora das Neves, os quais ficaram sendo os padroeiros dessa comunidade.

Em 31 de dezembro de 1901 foi celebrada a primeira missa em louvor aos seus padroeiros. Depois, buscando no calendário a data festiva de nossos padroeiros passou essas festividades para o dia 06 de agosto, que é dia do Senhor Bom Jesus de Iguape. Dr Francisco ofereceu também a essa igreja,

galhetas, patena, abório e a campainha, trazidos da Europa.

O nome bairro São Gabriel conta o seguinte: Ressaca foi o seu primeiro nome; e o padre Alberto, do Cabral, teria ido até Colombo para fazer uma visita ao Vigário, ec perguntou ao sacristão; Onde está o vigário? Esta na Ressaca! Como? Ele bebe? Não, é que aqui temos um lugarejo, cujo nome é Ressaca!

Novamente, em novo encontro, os dois padres conversaram sobre o assunto, e tomaram a decisão de montar uma comissão de habitantes, em que foi solicitada a mudança de nome.

Em 04 de junho de 1931, durante a administração do prefeito João Benjamim Costacurta, deu-se a mudança oficial do nome Ressaca, para São Gabriel. E em 03 de abril de 1935 foi preparada uma grande festa para a chegada da imagem de São Gabriel. Nessa época a comunidade pertencia à Paróquia de Santa Cândida, dirigida pela Congregação Vicentina, e passado algum tempo, a Congregação, os Padres Passionistas passou a atender a Capela Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora das Neves, após  pertecente a Santa Teresinha de Lisieux. Hoje Paróquia Senhor Bom Jesus